Dicas

« Voltar

Tipos de Acabamento

São responsáveis pela textura final do material, seja mármore ou granito feitos em diferentes processos. Para escolher, leve em conta não só o aspecto da peça, mas sim, verifique a indicação do fornecedor para o seu uso.

Polido - Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água. 

Bruto - Sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda. 

Flamejado - Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm . Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes. 

Apicoado - Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme às pedras. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm e para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes. 

Jateado - É feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas. 

Levigado - Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas. 

Na Prática... Para escadas internas, o tipo de acabamento mais indicado é o polido, porém serão mais seguras se for feita uma faixa apicoada. 

Para escadas em áreas externas, o acabamento apicoado ou flamejado das peças a tornarão mais seguras e antiderrapantes. 

Em bordas de piscinas, prefira acabamentos jateados ou levigados, que não deixam a superfície escorregadia, nem machucam no contato.