A colocação deve ser feita apenas por profissionais qualificados. Por isso, caso o fornecedor não execute a instalação, peça a indicação de colocadores especializados. Certifique-se de que o preço da colocação inclui somente a mão de obra do colocador. Você terá que fornecer areia, cimento, servente (1 para cada colocador) e todo o material necessário para reajuste e proteção do piso.
A Máquina - O profissional contratado deve possuir as ferramentas básicas para a correta instalação. Entre elas: serra para cortar pedras, conhecida por "maquita"; martelo de borracha, apropriado para o assentamento; régua de alumínio, usada para nivelar o piso; espátula, para fazer o rejunte e furadeira do tipo serra copo, apropriada para recortar o piso nos locais indicados para os ralos.
Impermeabilização - Para revestir pisos de cozinhas, banheiros e lavabos é importante certificar-se de que o contra-piso está impermeabilizado.
Uniformidade - Antes de assentar as placas, faça uma pré-montagem espalhando as peças pelo chão , a fim de escolher o posicionamento mais adequado de cada uma. Deve-se seguir o sentido dos veios. Assim, as peças que destoam do conjunto devem ser colocadas em locais de difícil visualização - atrás da porta ou em recortes, por exemplo.
*Atenção: Os mármores e os granitos são provenientes da natureza, por isso, estão sujeitos a variações de cores, veios e manchas. Uma peça nunca será igual à outra.
Cimento e Areia ou Cimento Cola - Ao contrário do cimento-cola, produto industrializado e comprado pronto, a massa de cimento e areia é feita na obra. Antes de fazer a mistura, é importante peneirar a areia para evitar que fragmentos de ferro oxidem as pedras. O cálculo aproximado de massa por m² é de 12 Kg .
* Detalhe: assentamentos feitos com cimento cola exigem pisos nivelados.
Cimento e Areia ou Cimento Cola Branco - Para o assentamento de mármores ou granitos claros, é indispensável o uso de cimento cola branco. Sua utilização evita alterações na cor do material colocado e dá um visual mais bonito.
Secagem - Depois do piso assentado, deixe o ambiente livre de trânsito por pelo menos um dia para que a massa seque bem.
Rejunte - É indicado o cimento branco ou cimento pigmentado com pó xadrez, na cor aproximada da pedra.
Limpeza - Espere mais um dia para a secagem e efetue a limpeza com um pano úmido e estopa, em caso de mármores, e palha de aço seca, em pisos de granito.
Proteção - Recomenda-se proteger o piso com lona plástica, plástico bolha ou nata feita de gesso e estopa. Este procedimento é fundamental.
Dicas - Os fornecedores de mármores e granitos não aceitam reclamações depois do produto instalado. Por isso, verifique e analise a mercadoria antes da colocação. Peças molhadas mudam a tonalidade, dificultando a seleção do material. Por isso, não é aconselhável molhá-las antes da instalação.
E não se desespere, o produto depois de instalado, muda de cor até a sua completa secagem, por volta de 40 dias (dependendo do material).
Um mesmo lote de placas de granito ou mármore não deve variar demais a espessura. Caso contrário, você terá problema na hora do assentamento.
Geralmente variam de mais ou menos 3 mm da espessura nominal indicada.
Quando efetuar a sua compra, compre sempre 10% a mais da quantidade necessária. E se o assentamento for na diagonal, acrescente cerca de 20%. Não deixe de comprar tudo de uma só vez, pois você poderá correr o risco de não encontrar mais o material do mesmo lote, ou seja, tons e aspectos semelhantes.
Não deixe de comprar a soleira para arrematar as portas e os rodapés conforme as medidas das placas. Não é aconselhável a utilização de sobras de piso para a execução do rodapé, por causa da falta de acabamento nas pedras.
Nunca deixe pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos em cima do mármore ou granito, pois poderão manchar o piso.